Evolutionis - Homo Recolectus
"Evolutionis- Homo Recolectus" apresenta uma síntese do percurso artístico e académico do artista Miguel Cardinho, refletindo a pesquisa desenvolvida em torno da recolha de resíduos e da sua transformação em novos objetos.
A partir de uma abordagem que alia sustentabilidade e experimentação e divulgação sobre as perspetivas tradicionais da reciclagem e explorando o potencial estático e simbólico do desperdício.
A inovação do projeto manifesta-se na criação de objetos híbridos, que oscilam entre o design de produto e a escultura, questionando a fronteira entre funcionalidade e expressão artística. Algumas peças evocam utilidade, mas subvertem-na, enquanto outras se assumem como puramente artísticas, embora remetam para o universo do design. Esta fusão não se limita à forma, estendendo-se também às técnicas e materiais, combinando processos rudimentares e tecnologias contemporâneas.
A exposição evidencia uma relação entre os resíduos recolhidos ao longo de oito anos nas Caldas da Rainha e as peças produzidas durante esse período, refletindo um olhar sobre o ciclo de vida dos materiais e as narrativas que carregam.
Organização e informações:
Município de Caldas da Rainha - Centro de Artes
Telefone: 262 240 036
Email: centro.artes@mcr.pt