exposição “ZÉ POVINHO 1875–2025: 150 anos de sátira, resistência e identidade popular”
No dia 28 de junho, sábado, pelas 17h00, vai ser inaugurada a exposição “ZÉ POVINHO 1875–2025: 150 anos de sátira, resistência e identidade popular”, no Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha (CCC).
No ano em que se assinalam 150 anos da criação do Zé Povinho por Rafael Bordalo Pinheiro, a mostra, com curadoria de Jorge Silva, celebra a figura maior da sátira portuguesa, através de uma seleção rica de publicações e obras originais de grandes nomes do cartoon português: Stuart Carvalhais, José Vilhena, João Abel Manta, André Carrilho, Cristina Sampaio, entre outros.
A mostra integra o Salão Bordallo 2025 que conta com a contribuição fundamental de instituições públicas e colecionadores privados que disponibilizaram muitas das obras presentes na exposição: o Museu da Presidência da República, o Museu Bordalo Pinheiro, o Museu da Cerâmica, e os colecionadores Isabel Castanheira, Joaquim Saloio, Norberto Correia, Biblioteca Silva, Luís Vilhena e família João Abel Manta.
Patente até ao dia 30 de setembro e com entrada gratuita, “ZÉ POVINHO 1875-2025” trata-se de uma homenagem não só à personagem, mas ao poder do humor como arma crítica e pedagógica.
Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e do Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha.