20 Ceramistas Caldenses no Programa de Intercâmbio com Deruta (Itália)
Entre os dias 23 e 26 de novembro de 2025, 20 ceramistas caldenses vão até Deruta, em Itália, para o programa de intercâmbio “A Cerâmica e as mulheres. Como as mulheres se tornaram protagonistas”.
Este encontro, que decorre do acordo de geminação entre o Município das Caldas da Rainha e o Município de Deruta (Itália), corresponde apenas à primeira parte do programa. O intercâmbio irá ter uma segunda fase, em março do próximo ano, em que será Caldas da Rainha o município anfitrião, recebendo 20 ceramistas italianas.
Nestes encontros, em que participam 20 ceramistas de cada uma das cidades, pretende-se promover o intercâmbio cultural e profissional, valorizar o papel das mulheres na cerâmica artística, estimular a igualdade de género e o empreendedorismo feminino no setor criativo.
As 20 ceramistas caldenses participantes foram escolhidas após um processo de seleção decorrente das candidaturas enviadas para o Centro de Artes das Caldas da Rainha, até ao passado dia 15 de outubro.
Desenvolvido ao abrigo do programa europeu CERV - Town Twinning, esta experiência internacional é financiada pela União Europeia.
Além do grupo de ceramistas, irá também, até Deruta, uma comitiva constituída por instituições da comunidade caldense ligadas à cerâmica, com representantes do Agrupamento de Escolas Bordalo Pinheiro, da Escola Superior de Artes e Design, de associações culturais e museus, além de elementos da equipa técnica das Unidades de Turismo e Cultura e um representante do Município.