goTositemap
Ambiente e Sustentabilidade

Caldas da Rainha recebe distinção da “EU MISSION on Adaptation to Climate Change”

15 de janeiro, 2026
Caldas da Rainha recebe distinção da “EU MISSION on Adaptation to Climate Change”

O Município das Caldas da Rainha informa que foi distinguido pela EU MISSION on Adaptation to Climate Change, pelo sucesso na utilização da Technical Assistance (Assistência Técnica - AT) do MIP4Adapt (Plataforma de Execução da Missão), em matéria de planeamento da adaptação às alterações climáticas, financiamento climático e envolvimento da comunidade para acelerar a sua transformação rumo a um futuro resiliente às alterações climáticas.

A entidade considera que o Município de Caldas da Rainha está a desempenhar um papel vital na Missão da União Europeia para a Adaptação às Alterações Climáticas, nomeadamente, através da promoção da colaboração entre regiões, cidades e centros de poder locais em toda a Europa.

Recorde-se que foi em novembro de 2022 que o Município das Caldas da Rainha aderiu à EU MISSION on Adaptation to Climate Change, uma importante iniciativa do programa Horizonte Europa que visa ajudar regiões e comunidades europeias a tornarem-se resilientes às alterações climáticas até 2030, oferecendo apoio na compreensão dos riscos, no desenvolvimento de planos de adaptação e na implementação de soluções inovadoras, como abordagens baseadas na natureza e sistemas de alerta precoce. Atualmente, a rede da EU MISSION on Adaptation to Climate Change é constituída por 356 cidades ou regiões europeias, de 27 países, das quais 49 são portuguesas.

A EU MISSION on Adaptation to Climate Change tem como missão promover a colaboração entre os centros de poder locais, investigadores e cidadãos para preparar a população para os impactos climáticos inevitáveis.

Desde a adesão, o Município tem participado em conferências internacionais, o que tem permitido alargar a rede de contactos com outros países e cidades e, consequentemente, conhecer projetos passíveis de replicar no território caldense. Através da Assistência Técnica (AT), providenciada pela Commnunity of Practice da MIP4ADAPT, tem-se investido também na capacitação dos técnicos municipais.

O Município das Caldas da Rainha candidatou-se à AT dos tipos 1, 2 e 3, e o apoio começou em fevereiro de 2024, prestado pelo Facilitador do Estado-Membro (MSF) do MIP4Adapt em Portugal, a Lasting Values.

Ainda antes do início da Assistência Técnica, em abril de 2023, o Município publicou o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Caldas da Rainha (PMAAC), no âmbito de um projeto da CIM Oeste – Comunidade Intermunicipal do Oeste; e começou a trabalhar no Plano Municipal de Ação Climática (PMAC), de forma a cumprir as disposições da Lei Portuguesa do Clima (Lei n.º 98/2021, de 31 de dezembro).

Neste sentido, o trabalho da AT teve como objetivo:

  • Facilitar a implementação do PMAAC, definindo prioridades de ação, melhorando o planeamento e encorajando as principais partes interessadas e os cidadãos a tomarem medidas no que diz respeito às alterações climáticas;
  • Apoiar a equipa do Município no acompanhamento e na participação na elaboração do PMAC e garantir o seu alinhamento com as orientações estratégicas do PMAAC.

 

Relativamente à capacitação dos Técnicos Municipais, foram abordadas as seguintes temáticas:

  • Tipo 1 – Transição da avaliação de vulnerabilidade e risco para o desenvolvimento de estratégias de adaptação, financiamento e implementação de soluções de adaptação climática;
  • Tipo 2 – Identificação de projetos de demonstração de adaptação climática adequados e acesso a financiamento e recursos relevantes;
  • Tipo 3 – Apoio à estimulação na mobilização e envolvimento dos cidadãos e das partes interessadas no estabelecimento de caminhos transformadores rumo à resiliência climática.

 

As novas competências adquiridas permitem agora ao Município uma maior eficiência na submissão de futuras candidaturas, nomeadamente, no que diz respeito à adaptação do território às alterações climáticas, tendo em conta os riscos e vulnerabilidades identificados pelo PMAC, para cada uma das 12 freguesias.

O apoio da Assistência Técnica chegou ao fim, mas as fundações para a construção do futuro estão criadas.

Última Atualização 15 janeiro 2026

Partilhar