Inauguração da Exposição "Luiz Pacheco passeia por todo o país (1925-2025)" | Espaço Turismo das Caldas da Rainha
A exposição “Luiz Pacheco passeia por todo o país (1925-2025)” inaugurou no dia 8 de janeiro, na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha, onde estará patente até 6 de fevereiro.
Depois da inauguração em Palmela, e agora em Caldas da Rainha, esta exposição itinerante vai percorrer várias cidades do país, assinalando o centenário do nascimento de Luiz Pacheco, escritor e editor incontornável da cultura portuguesa do século XX.
A mostra reúne um conjunto significativo de documentos, imagens e materiais que revelam a dimensão multifacetada de um dos mais complexos e marcantes agentes da cultura portuguesa do século XX.
A sessão inaugural contou com as intervenções dos curadores da exposição, Rui Sousa e Ana da Silva, da investigadora da obra de Luiz Pacheco e membro da comissão organizadora, Sofia A. Carvalho, e da Vereadora da Cultura do Município das Caldas da Rainha, Conceição Henriques, que sublinharam o papel singular, provocador e incontornável de Luiz Pacheco no panorama cultural nacional.
Nesse mesmo dia, o Café Central, (na Praça da Fruta, em Caldas da Rainha) recebeu José Carlos Faria, Nuno Machado, Margarida Araújo, Jorge Figueiredo Ferreira, Pedro Maldonado Freitas e um grupo de caldenses com ligações pessoais a Luiz Pacheco e admiradores da sua obra para mais um momento de homenagem ao escritor - a tertúlia “Maravilhas & Maravalhas das ‘Caldas Sur-Merdre’ nos ‘cemzes’ de Luiz Pacheco” (1925-2025). Este encontro, que promoveu um diálogo vivo em torno do autor e do seu legado, contou ainda com a presença do Presidente do Município das Caldas da Rainha, Vítor Marques, e da Vereadora da Cultura, Conceição Henriques.
Durante a tertúlia, foram revisitados textos e excertos de várias obras de Luiz Pacheco, das quais se destacam: "O Caso das Criancinhas Desaparecidas", "O Picasso das Caldas", "O Cachecol do Artista", "1 Burro para o Artista", "O meu F.A. com V.F. no F.V...."(alusão ao Fim do Ano com Virgílio Ferreira no Ferro-Velho), "O Coro dos Cornudos" e “Cartas da Prisão”.
“Luiz Pacheco passeia por todo o país (1925-2025)” é uma exposição desenvolvida no âmbito do projeto UnderDig - Surrealismo-Abjeccionismo em Portugal, em estreita colaboração com a família do escritor e contando com o apoio documental e científico da Casa da Liberdade – Mário Cesariny, sendo uma oportunidade única para conhecer e revisitar a obra de um autor que marcou profundamente a cultura portuguesa contemporânea.
Saiba mais sobre esta exposição itinerante através do link do site oficial do projeto
- Exposição “Luiz Pacheco passeia por todo o país (1925-2025)” | Espaço Turismo - Galeria de Exposições (piso 1)
- Horários: Segunda a sexta: 9h00–13h00 e 14h00–17h00
- Entrada livre