Intercâmbio entre Deruta e Caldas da Rainha reforça laços através da cerâmica
Na passada segunda-feira, dia 7 de julho, o jovem joalheiro italiano Francesco Branda foi recebido nos Paços do Concelho do Município das Caldas da Rainha, em representação da cidade de Deruta (Itália) no âmbito de um intercâmbio cultural e artístico centrado na cerâmica.
Esta iniciativa visa fortalecer os laços entre as duas cidades geminadas, Caldas da Rainha e Deruta, através de uma arte que é parte essencial da identidade de ambas.
Durante a sua estadia na cidade caldense, Francesco está a ser acompanhado pelas ceramistas Mariana Sampaio e Cíntia Martins, ambas artistas em residência na CERES — um espaço dedicado à criação artística na área da cerâmica contemporânea.
Neste ambiente de colaboração e experimentação, o jovem joalheiro tem explorado novas abordagens, ao mesmo tempo que tem partilhado os saberes técnicos e estéticos da cerâmica de Deruta com os profissionais e artistas locais.
Proveniente de uma família com tradição na faiança, Francesco Branda desenvolveu desde cedo um profundo respeito pela prática artesanal. A sua obra destaca-se pela fusão entre a joalharia contemporânea e a cerâmica, onde cada peça é uma síntese de design, memória e identidade cultural.
No próximo dia 19 de julho, sábado, Mariana Sampaio e Francesco Branda vão realizar dois workshops nos SILOS - Caldas da Rainha (Espaço OF-B). Cruzando a cerâmica e a joalharia, os participantes vão ter a oportunidade de explorar diferentes possibilidades de transformação da cerâmica em peças de adorno contemporâneas.
Em agosto, será a vez de Mariana Sampaio e Cíntia Martins visitarem Deruta, onde terão contacto direto com mestres ceramistas italianos, numa troca artística entre as cidades-irmãs.
Inscrições para os workshops de dia 19 de julho através do link Inscrições Workshops Joalharia Ceramica