Município das Caldas da Rainha assina Termo de Aceitação do MAR 2030 na Cerimónia dos 30 anos da ADEPE
A celebração dos 30 anos da ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche, que decorreu no passado dia 18 de dezembro, ficou marcada pela assinatura oficial do Termo de Aceitação entre a Autoridade de Gestão do Programa MAR 2030 e o Município das Caldas da Rainha, consolidando um novo ciclo de investimento estratégico no setor marítimo e costeiro da região.
O Termo de Aceitação, agora firmado, permitirá ao Município avançar com o projeto “Aplicação de Plataforma para a prática de Desportos Náuticos”, na Foz do Arelho, financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA), através do programa MAR 2030 que apoia iniciativas de sustentabilidade, inovação, valorização dos recursos marinhos e reforço da resiliência das comunidades costeiras.
A cerimónia, que reuniu autarcas, representantes institucionais, empresários e agentes ligados à economia do mar, sublinhou o papel determinante da ADEPE, ao longo de três décadas, na promoção do desenvolvimento económico, inovação e competitividade do território.
Durante a sessão, o Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vítor Marques, sublinhou que o apoio “permitirá acelerar projetos estruturantes e criar novas oportunidades económicas e sociais”. Já a representante da Autoridade de Gestão, Dina Ferreira, destacou que estes investimentos “reforçam o compromisso nacional com a economia azul, promovendo soluções inovadoras e sustentáveis que beneficiam diretamente as comunidades locais”.
A ADEPE foi homenageada pelo seu contributo contínuo na dinamização do tecido empresarial e na captação de investimento para a região, reafirmando o seu papel como entidade-chave no desenvolvimento local.