“Não Navega. Cavalga.” | Exposição sobre José ‘Tanganho’ Bernardo no CCC
“Não Navega. Cavalga.” é a nova exposição coletiva da Galeria do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, dedicada a José ‘Tanganho’ Bernardo.
Idealizada por Pedro Bernardo, esta exposição de artes visuais evoca o trabalho de preservação da memória levado a cabo por Joaquim Alves, com a criação do Museu Tauromáquico Joaquim Alves, e por Mário Lino, com o livro “José Tanganho na Volta a Portugal”. Foram os trabalhos de documentação da história que permitiram mapear ‘Tanganho’ no seu tempo.
Foi a cavalgar, mas também a caminhar, que o cavaleiro se tornou, em 1925, num improvável herói popular. O facto de um paisano, juntamente com o seu cavalo – o Favorito – ter vencido os bem treinados oficiais da gloriosa cavalaria portuguesa, fez com que tal gesto fosse visto, à época, como uma vitória dos que querem ‘ser humanos’ sobre aqueles que querem “ser feras’.
Com entrada livre, a mostra está patente ao público até ao dia 28 de dezembro.
Integrada nas Comemorações do Centenário da GAZETA DAS CALDAS, “Não Navega. Cavalga.” conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República.
Mais informações em: https://ccc.com.pt/programacao/exposicoes/n%C3%A3o-navega-cavalga