Radar Social
Aviso nº 07/CO3-i01/2023, 03-investimento RE-CO3-i101- Nova Geração de equipamentos e respostas sociais – Radar Social PRR-RE-C03-I01-07-000082
O Radar Social é um projeto-piloto financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, que tem como principal objetivo a criação, em cada concelho, de equipas multidisciplinares encarregues da implementação de um sistema integrado de georreferenciação social. Este sistema permitirá identificar pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade, incluindo aquelas em risco de pobreza, exclusão social ou discriminação, em diferentes dimensões, complementando o trabalho já desenvolvido pela Rede Social.
Mais do que um diagnóstico e uma referenciação de situações de risco social, o projeto visa também o mapeamento e a operacionalização de respostas, recursos e serviços, ajustados a cada caso identificado. O trabalho desenvolvido no âmbito do Radar Social terá continuidade após o término do projeto, com benefícios diretos tanto para as pessoas em situação de vulnerabilidade, como para as entidades e instituições do município.
A implementação do programa no concelho das Caldas da Rainha reveste-se de particular importância, pois vem reforçar e valorizar o trabalho social já desenvolvido, especialmente no contexto da Rede Social, promover a coesão social e a articulação entre as diferentes entidades locais, otimizar recursos e garantir uma resposta social mais eficaz e coordenada.
O projeto começou a ser executado a 15 de julho de 2024 e decorre até 31 de março de 2026, dividido em duas fases:
- Fase 1: Atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social – Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social (PDS) e Plano de Ação e mapeamento dos recursos, regionais e locais, em estreita articulação com as cartas sociais municipais;
- Fase 2: Implementação de um sistema integrado de georreferenciação social que identifique pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, em articulação com a rede de parcerias locais. Pretende, igualmente, promover e georreferenciar recursos, respostas e soluções, a nível local/regional, promovendo a participação e sustentabilidade das comunidades.
A equipa do Radar Social nas Caldas da Rainha é composta por quatro técnicos com formação em Gestão, Psicologia, Sociologia e Estatística e Planeamento. Estes profissionais integram de forma permanente a Rede Social e trabalham em colaboração com entidades locais, como os serviços da Câmara Municipal, Segurança Social, Saúde, Educação, Ensino Superior, Justiça, forças de segurança (GNR e PSP), e também com a rede de instituições do setor social, solidário e privado.
Um dos eixos fundamentais do projeto é a georreferenciação, tanto das pessoas em situação de vulnerabilidade como dos equipamentos e respostas sociais existentes. Neste momento, o projeto encontra-se na fase de georreferenciação dos recursos e respostas sociais, com toda a informação relevante associada. Numa etapa seguinte, será realizada a georreferenciação das pessoas, famílias e grupos com vulnerabilidade social residentes no concelho, permitindo uma visão integrada e territorializada da realidade local.
Contactos Edifício Prontos, Impact Village, Caldas da Rainha
[+351] 965 301 202
radar.social@mcr.pt