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Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS)

Com a descentralização de competências do Estado para as autarquias locais (Lei n.º 50/2018, de 16 de agosto), o Município das Caldas da Rainha passou a assegurar o funcionamento do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), que tem como missão prestar apoio a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão social ou emergência social.
Além disso, o SAAS é ainda responsável pelo acompanhamento dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), no que diz respeito à componente de inserção.

Destinatários
Pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social residentes no concelho das Caldas da Rainha.

Atividades desenvolvidas

  • Atendimento, informação e orientação de cada pessoa e família, tendo em conta os seus direitos, deveres e responsabilidades, bem como os serviços adequados à situação e respetivo encaminhamento, caso se justifique;
  • Informação detalhada sobre a forma de acesso a recursos, equipamentos e serviços sociais que permitam às pessoas e famílias o exercício dos direitos de cidadania e de participação social;
  • Atribuição de prestações de caráter eventual com a finalidade de colmatar situações de emergência social e de comprovada carência económica;
  • Planeamento e organização da intervenção social;
  • Contratualização no âmbito da intervenção social;
  • Coordenação e avaliação da execução das ações contratualizadas.
  • Sempre que se justifique uma intervenção complementar, devem ser acionadas, em parceria, outras entidades ou setores da comunidade vocacionadas para a prestação dos apoios mais adequados, designadamente da segurança social, saúde, educação, justiça, migrações, emprego e formação profissional.


Equipa Técnica
O serviço é assegurado por uma equipa multidisciplinar com profissionais das áreas de serviço social, sociologia, educação social, psicologia e coordenação técnica.

Contactos
Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00. Atendimento ao público das 10h00 às 16h00
pin Edifício Rainha D. Leonor, Rua Capitão Filipe de Sousa nº. 2, 2500-140 Caldas da Rainha
telefonetocando [+351] 262 240 015 
telefonetocando [+351] 927 503 142 
email geral.saas@mcr.pt

 

Última Atualização 02 maio 2025

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