Lagoa de Óbidos
A Lagoa de Óbidos é a maior lagoa costeira de Portugal e um dos mais importantes ecossistemas naturais do país. Com cerca de 1040 hectares, a lagoa é alimentada pelos rios Arnóia e Real e ter-se-á formado há cerca de 5000 anos, sendo, desde então, um atrativo para vários povos, como os romanos, que fundaram a cidade de Eburobrittium nas suas proximidades.
Rica em biodiversidade, a Lagoa é um santuário natural para mais de 300 espécies de plantas e 200 espécies de animais, entre elas várias aves migratórias que elegem as suas águas tranquilas para se abrigarem, alimentarem e reproduzirem – o que levou à candidatura da Lagoa de Óbidos como Sítio RAMSAR, em 2025.
As pradarias marinhas que aqui existem representam um valioso património natural, devido ao seu papel na captura de carbono, o que justificou que a Lagoa de Óbidos fosse considerada um dos dez mais importantes “ecossistemas de carbono azul” em Portugal.
Para além da sua importância ecológica, a Lagoa de Óbidos integra o Geoparque Oeste da UNESCO e é um centro de atividades recreativas e económicas, como a pesca, a apanha de bivalves, as atividades náuticas e o turismo – setores essenciais para o desenvolvimento do município.
A lagoa é um lugar de eleição para quem procura tranquilidade, beleza natural e uma ligação única com a biodiversidade.
Links úteis: